Cache do Navegador – Como Funciona? Qual Sua Importância?

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

Todos que navegam na internet já devem ter ouvido a palavra cache alguma vez. Mas muitos de nós ainda não sabemos exatamente o que ela significa no contexto da web.

Neste artigo, saiba mais sobre o cache do navegador, como esse recurso funciona, suas vantagens e problemas que podem acontecer.

O que Significa Cache do Navegador

Na linguagem comum, cache significa colocar algo em armazenamento com a chance de que possa ser útil mais tarde. Um navegador ou cache da web faz exatamente isso. Quando você visita um site, seu navegador pega partes da página e as armazena no disco rígido do seu computador.

Alguns dos ativos que seu navegador armazena são:

Em resumo, os navegadores geralmente armazenam em cache o que é conhecido como “ativos estáticos” – partes de um site que não mudam de visita para visita.

O que armazenar em cache e por quanto tempo é determinado pelo site, ou seja, alguns ativos são removidos de sua máquina em alguns dias, enquanto outros podem permanecer em seu cache por até um ano.

Quando muitas pessoas ouvem que os sites estão armazenando ativos em suas máquinas sem seu conhecimento ou permissão, elas ficam um pouco nervosas. Afinal, estamos depositando muita confiança nos desenvolvedores da web, esperando que eles não coloquem nada destrutivo ou malicioso em nossos dispositivos.

Os benefícios do cache do navegador superam em muito os riscos. Bons firewalls, antivírus e bom senso são tudo o que você precisa para manter sua máquina segura.

Benefícios do Cache

Quando você visita um site pela primeira vez, seu navegador conversa com o servidor remoto que hospeda o site. Seu navegador envia uma solicitação e o servidor envia de volta um dos ativos do site.

A página HTML é a primeira a ser baixada e torna-se o modelo pelo qual o site é construído. À medida que seu navegador lê o código HTML, ele envia mais solicitações ao servidor para enviar mais partes da página, principalmente os ativos estáticos mencionados acima.

Esse processo consome largura de banda. Algumas páginas da web levarão muito tempo para serem totalmente baixadas e se tornarem funcionais porque têm muitas partes ou seus ativos são grandes.

Por exemplo, você pode notar que quando abre uma página da web pela primeira vez, o texto aparece antes das imagens. Isso porque o texto é pequeno e leva pouco tempo para ser baixado, enquanto uma imagem de alta qualidade pode levar vários segundos para ser preenchida.

O cache melhora e acelera a navegação. Depois de baixar um ativo, ele fica (por um tempo) em sua máquina. Recuperar arquivos do seu disco rígido sempre será mais rápido do que recuperá-los de um servidor remoto, não importa a velocidade de sua conexão com a internet.

Os dispositivos móveis são frequentemente limitados pela largura de banda. Alguns planos de dados móveis também têm limites ou cobranças de largura de banda. Quanto menos um usuário tiver que baixar de um site, melhor para ele.

Problemas que Podem Acontecer

Você ativou o cache de ativos para seu site. No dia seguinte, você decide mudar a cor do seu logotipo. Você troca o logotipo antigo pelo novo e verifica seu site ao vivo para ver como ele fica. Mas o antigo logotipo ainda está lá.

Supondo que você tenha concluído a troca de imagem corretamente, o problema geralmente é o cache.

Sua máquina tem uma versão em cache do seu logotipo no disco rígido. Nunca se preocupe em solicitar um novo download da imagem. Portanto, sua máquina não obterá o novo logotipo até que o arquivo de cache existente expire.

Versões antigas de arquivos em cache causam todos os tipos de problemas para os usuários se seus dispositivos não tiverem a versão mais recente do arquivo – formatação incompatível, JavaScript quebrado e imagens incorretas são apenas alguns.

Como Limpar o Cache do Navegador

Todos os principais navegadores têm um botão “limpar cache”. Alguns são mais fáceis de encontrar do que outros. Apertar esse botão apaga todos os seus arquivos em cache. Tente. Visite uma página que você frequenta e observe quanto tempo leva para carregar. Limpe seu cache. Visite a página novamente e observe quanto tempo demora para a página carregar.

Os navegadores também permitem limpar o cache apenas para determinados sites. Se apenas um site estiver com problemas de cache, limpe o site com problema e deixe os outros intactos para manter sua navegação rápida e fluida.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar:
© iT9 Marketing Digital em Santo André - Todos os Direitos Reservados.
Um produto AbcTudo Notícias