Call to Action – Tudo o que Você Precisa Saber Sobre CTA

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

Call to Action (CTA) ou chamada para ação se trata de uma estratégia do Marketing Digital adotada com o intuito de gerar mais conversões, ou seja, é um meio de conseguir que o público-alvo realize uma atitude esperada após se deparar com o seu conteúdo.

Porém, é preciso que seja feito de forma adequada para ter a chance de alcançar os objetivos. E para saber como deve ser providenciado, quais tendem a ser as finalidades traçadas e a sua importância, continue a leitura deste artigo.

Conceito de Call to Action

Conforme brevemente explicado, o Call to Action é utilizado com o intuito de convencer uma pessoa a realizar uma ação na página em que se encontra, seja ela baixar um e-book, curtir ou deixar um comentário, assinar a newsletter, acessar determinado site ou página, fazer o cadastro, transformar um visitante em cliente ou concluir uma compra, por exemplo.

Sendo assim, além de anunciar um produto ou serviço, faz com que o usuário se aproxime de forma ativa da sua página.

Modo de Fazer CTA

Para que funcione, deve-se tomar algumas providências específicas, como explicar qual é a sua expectativa e elaborar um conteúdo direto e simples para o botão que leva a uma ação.

Outra observação é que tende a estar presente em e-mails, anúncios, publicações e landing pages, por exemplo, e de forma que faça sentido para o conteúdo abordado, ou seja, deve ser providenciado de modo estratégico e após ter ciência da sua persona.

Por isso, pode investir na Técnica AIDA – representação de Atenção, Interesse, Desejo e Ação, respectivamente –, que auxilia o visitante por todas as fases até que decida concluí-la.

Porém, o recomendado é que o CTA esteja relacionado a uma ação simples e que proporcione uma sensação de que o usuário é uma parte relevante. Sendo assim, é preciso identificar a persona, saber em que estágio da compra ou do processo de ação se encontra.

Em seguida, deve escolher o local mais apropriado para encaixá-lo no conteúdo, elaborar a informação de forma a criar urgência no seu público-alvo, analisar o impacto do design e os resultados.

Exemplos Práticos

No site, os direcionadores para aplicativos de mensagens são uma maneira de atrair a atenção do seu visitante para que realize a ação. Assim como também podem surgir como estímulo para que consuma outro conteúdo ou navegue por ele ou pelo seu blog, tais como “leia mais” e “compartilhe nas redes sociais”.

Para quem deseja se manter atualizado, é possível investir em newsletter, em que o visitante inscreve seu endereço de e-mail para receber informações sobre o seu negócio.

No Twitter, por exemplo, a própria mídia social oferece os botões “Comentar”, “Gostar” e “Retweet”. Enquanto que no caso do YouTube costumam envolver “curta”, “compartilhe”, “deixe seu comentário”, “ative ou clique no sininho” e “se inscreva no canal”, por exemplo.

Outros CTAs comumente usados são em relação aos testes grátis, descontos para aquisição de produtos ou serviços, proporcionando uma possível garantia de venda e o cadastro de um novo usuário.

Do mesmo modo que as páginas de e-commerce podem ter suas chamadas voltadas para a conclusão da ação, tais como “adicionar ao carrinho”, “lista de desejos” e “finalizar o pedido”.

Assim como igualmente podem ser oferecidos materiais gratuitos após o preenchimento de um formulário disponível no seu site ou na mídia social, proporcionando uma sensação de troca equivalente. Sem contar as inscrições em webinar, workshop e evento, participações em sorteios e convites para assistir e interagir nas lives, por exemplo.

Diante disso, é preciso investir na produção de CTA e analisar todos os resultados que o envolvem, porque não necessariamente o problema tem relação com a sua elaboração, mas pode ser a forma com que foi acrescentado ao seu conteúdo ou até ter relação com a estratégia montada, por exemplo.

Então, entre em contato para que possamos entender as suas demandas e indicar as melhores estratégias para o seu negócio, orientar sobre questões que possam estar impactando nas conversões, entre outros assuntos que sejam relevantes para você.

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