O que é Conteúdo Perene? Como Utilizar em Minha Estratégia de Marketing Digital?

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Conteúdo Perene. Se você vende produtos ou serviços para seus clientes por meio de um site, o Marketing de Conteúdo deve ser uma das partes mais ativas de sua estratégia de marketing digital.

O Marketing de Conteúdo envolve a criação e o compartilhamento de materiais on-line, incluindo vídeos, artigos e postagens em mídias sociais, que educam os clientes em potencial sobre o seu setor e posicionam sua empresa como uma autoridade em seu nicho. Mas para maximizar o impacto de seus esforços de Marketing de Conteúdo, o conteúdo perene é uma estratégia muito eficaz.

Continue a leitura e compreenda em que consiste o Conteúdo Perene, quais são seus benefícios e como colocar essa estratégia em prática.

O que é Conteúdo Perene?

O conteúdo perene é aquele que retém seu valor e relevância para o público-alvo mesmo com o passar do tempo. O conceito de conteúdo perene vem de nosso conhecimento das espécies de árvores.

Existem dois tipos de árvores: árvores decíduas e árvores perenes. Enquanto as árvores decíduas perdem suas folhas a cada ano e devem substituí-las por novas, as árvores perenes mantêm suas folhas (ou pelo menos parte da sua estrutura aérea) o ano todo.

Da mesma forma, o conteúdo perene mantém sua relevância e valor ao longo do tempo, enquanto o conteúdo que não é perene deve ser revisado ou atualizado antes de se tornar útil novamente.

Para determinar se um conteúdo é perene, pergunte-se “Quanto tempo depois da data de publicação esta parte permanecerá relevante e valiosa para os leitores?”

Benefícios

As organizações que desenvolvem uma estratégia de marketing digital com conteúdo perene de alta qualidade ganham uma vantagem competitiva sobre aquelas que lançam grandes volumes de material de qualidade inferior. Veja a seguir alguns dos benefícios do conteúdo perene de alta qualidade:

Pouca Manutenção

O conteúdo perene deve permanecer relevante por três, quatro ou cinco anos sem necessitar de atualizações significativas. Apesar de ser necessário investir mais tempo no projeto inicial e na elaboração de um artigo, ele pode agregar valor ao mesmo tempo em que permanece relevante a longo prazo.

Facilita o SEO

Como acontece com todo o conteúdo para SEO, a pesquisa e a otimização de palavras-chave são um aspecto importante da criação de conteúdo perene, já que ele é intencionalmente otimizado para palavras-chave e termos de pesquisa que são estáveis ​​ao longo do tempo, não aqueles que aumentam de popularidade por um mês ou dois, e depois desaparecem.

Os motores de busca usam algoritmos que podem identificar páginas que apresentam informações desatualizadas e enterrá-las nos resultados da pesquisa. O conteúdo que permanece relevante pode ser pesquisado repetidamente e é mais provável que apareça próximo ao topo da página de resultados.

Tráfego Orgânico por Longo Prazo

Se o seu site publica apenas artigos sobre as últimas notícias do setor, cada postagem fica desatualizada com relativa rapidez. Em contraste, o conteúdo perene nunca fica desatualizado e é uma forma mais confiável de gerar tráfego orgânico a longo prazo.

Geração de Leads Qualificados

Os artigos que agregam valor aos leitores também têm maior probabilidade de gerar leads mais qualificados para o seu negócio. Um artigo que se concentra em uma notícia da moda pode gerar muitos visitantes por um ou dois dias, mas depois disso, é praticamente irrelevante.

A produção deste tipo de conteúdo garante que seu investimento na criação de conteúdo renderá mais leads, gerando mais receita ao longo do ciclo de vida do artigo.

Como Criar Conteúdo Perene

Para que permaneça relevante por um longo tempo depois de ser publicado, as informações contidas no artigo devem ser estáveis ​​e relevantes ao longo do tempo.

Guias de instruções e tutoriais são bons exemplos de conteúdo perene, especialmente se atenderem especificamente às perguntas mais comuns em seu setor ou nicho.

As pessoas geralmente procuram tutoriais ou guias extensos antes de iniciar um novo projeto ou tentar algo pela primeira vez. Pense nos problemas que as pessoas em seu mercado-alvo enfrentam. Pense nas perguntas mais comuns sobre o seu setor ou nicho.

Um ponto interessante é que, por sua grande relevância, ele pode ser adaptado para diversos formatos diferentes. Dessa maneira, você pode cobrir o mesmo assunto em diversas plataformas, atraindo um público muito maior. Um texto, por exemplo, pode ser convertido em um vídeo ou um episódio de podcast.

Além disso, o conteúdo perene precisa de um trabalho de pesquisa atencioso, já que não é tão simples identificar quando um conteúdo pode ou não perder sua relevância ao longo do tempo.

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