Técnica AIDA – Como Pode Melhorar seus Resultados

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Técnica AIDA. Imagem, título, design, conteúdo, layout… O que mais atrai os olhos ao receber ou se deparar com a divulgação de uma marca ou um produto? O que faz você ler ou ignorar um anúncio?

Esses pontos, no marketing digital, devem ser tratados com cuidado, porque impactam na forma como o seu público vai reagir a partir de uma ação sua. E como um dos objetivos é a venda de um produto ou serviço, é preciso saber como guiar o cliente para a sua jornada de compra.

Continue acompanhando este artigo para saber como providenciar isso por meio da Técnica AIDA.

O que é a Técnica AIDA?

A técnica AIDA, representação de Atenção, Interesse, Desejo e Ação, explica as etapas do comportamento do consumidor até a decisão final de compra ou não de um produto ou serviço, que são:

  • Chamar a atenção;
  • Manter o interesse;
  • Despertar o desejo;
  • Levá-lo a uma decisão.

E pode ser aplicada em estratégias, como Marketing de Conteúdo, remarketing, anúncios, campanhas, redes sociais e blogs, por exemplo. Mas, para que seja feita corretamente, é preciso saber quem é o público, incluindo informações sobre idade, estilo de vida, cultura e interesses, que influenciam na sua forma de pensar, refletem seu comportamento e decisão de compra.

E apesar de uma etapa funcionar integrada a outra, é preciso se dedicar a cada uma delas para que funcionem corretamente, conforme pode ser conferido a seguir. Porém, é relevante saber que o processo funciona como um funil: em cada etapa, o número de pessoas diminui – o que não significa que a sua técnica tenha falhado.

Atenção

Nesta etapa, o cliente em potencial fica ciente e descobre o valor da marca por meio de diferentes tipos de linguagem para convencê-lo a consumir o que tem a oferecer. Mas é providenciado de forma que faça sentido para a persona, levando em consideração onde está (página de pesquisa), utilizando um título impactante e condizente com os padrões do Google.

Ou seja, são criadas ações de marketing para chamar a atenção do público por meio de divulgação de conteúdos úteis e relevantes, mas sem forçá-lo a consumir algo que não quer.

Interesse

Após atraí-lo e conseguir o clique, é a vez de fazer com que tenha uma boa primeira impressão, o que pode ser proporcionada por meio de design, conteúdo que o instigue, deixe-o curioso para continuar a leitura e navegar por outras páginas do site ou blog.

Logo, a ideia é mostrar ao cliente em potencial que a sua empresa pode ajudá-lo na sua necessidade, sendo leal ao que foi oferecido primeiramente, utilizando técnicas e dados para argumentar a seu favor, de forma clara, simples e interessante.

Desejo

Por mais que haja o interesse, isso não é suficiente para que atinja o seu objetivo; é preciso ter um desejo por parte do seu cliente. Ou seja, há um problema, a sua empresa apresenta uma solução, mas ele precisa acreditar que você é a melhor opção.

E para isso, são mostrados os benefícios, as qualidades, possibilidades, os cases de sucesso, as avaliações e os feedbacks dos clientes, e demais informações que conquistem a confiança do seu cliente em potencial. Assim como pode oferecer e-books, guias e tutoriais com conteúdo informativo para atrair o seu leitor e convencê-lo de que é a melhor opção para a dor dele

Ação

Após ganhar a sua confiança, criar um desejo em consumir o seu produto, é preciso despertar a urgência para que conclua a trajetória, o que pode ser feito por meio do CTA (Call to Action).

Logo, o caminho até a chegada deve ser facilitado e depende do tipo de ação que a empresa espera que seja realizada para finalizar a sua jornada, que pode ser desde comprar um produto ou serviço, a se inscrever para um curso, ou entrar em contato para solicitar um orçamento, por exemplo.

Mas para que tudo funcione em harmonia e seja possível atingir o objetivo da marca, é preciso entender o público-alvo, preparar e personalizar o conteúdo para cada canal, pensar em todas as estratégias que podem ser trabalhadas para que a técnica AIDA seja aplicada. E é por isso que estamos aqui: para ajudá-lo com essa questão e no que mais precisar para oferecer o seu melhor e atingir os seus objetivos quanto empresa.

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