O que Significa Funil de Vendas?
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Funil de vendas é um processo pelo qual os prospectos passam para se tornarem clientes. Cada etapa do funil leva o potencial comprador um passo mais perto de fazer uma compra.
Um funil de vendas bem planejado define as ações que sua empresa precisa realizar para levar os clientes em potencial ao próximo estágio.
Neste artigo, saiba mais sobre o conceito de funil de vendas, suas etapas e sua importância.
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Por que “Funil de Vendas”?
O processo é descrito como um funil porque começa atraindo muitas pessoas. A quantidade de pessoas dentro do processo vai sendo reduzida até ficarem apenas aquelas que compram o produto.
A redução de pessoas envolvidas nesse processo é inevitável – você nunca conseguirá converter todo mundo. No entanto, funis eficazes transformam o maior número possível de pessoas em compradores. É importante otimizar e experimentar continuamente seu funil para torná-lo mais eficaz.
Como Funciona
Cada um de seus clientes passou por um processo que terminou com a compra. Esse processo envolve descobrir sua marca, descobrir mais sobre seu produto ou serviço, decidir comprar e, em seguida, fazê-lo.
Para alguns produtos – normalmente bens de consumo de preço mais baixo –, esse processo pode acontecer em questão de minutos.
Um cliente pode estar navegando nas redes sociais, ver um anúncio de um par de sapatos, clicar no link para ler mais sobre o produto, decidir que ele atende às suas necessidades e então comprá-lo. Para esses produtos, o funil de vendas é direto, envolvendo pouco mais que uma loja de comércio eletrônico e uma forma de atrair clientes para ela.
No entanto, uma empresa ainda pode otimizar o funil fornecendo uma excelente experiência ao cliente e criando oportunidades para vender o item original.
Outros produtos têm funis muito mais complicados. Nesses casos, pode levar meses para um comprador passar de prospecto a cliente.
A chave é criar um funil de vendas que seja eficaz para orientar os clientes em potencial pelas diferentes etapas do funil até o ponto em que eles estejam prontos para comprar seu produto ou serviço.
Etapas do Funil de Vendas
Um funil de vendas básico tem três etapas. Essa é a jornada pela qual a maioria dos clientes passará:
- Topo do funil: descoberta;
- Meio do funil: pesquisa;
- Parte inferior do funil: decisão de compra.
Descoberta
Durante a primeira etapa do funil de vendas, o lead fica ciente de seu problema e começa a buscar mais informações. Nessa etapa, é necessário oferecer conteúdo que ajude nessa pesquisa e, em seguida, promovê-lo em locais onde o lead provavelmente procura respostas.
Pesquisa
Durante a segunda etapa do funil de vendas é importante acompanhar o cliente em potencial para saber mais sobre suas necessidades e seus desafios. Os representantes de vendas podem entrar em contato com clientes em potencial por e-mail, telefone ou chamadas on-line para fazer perguntas que os ajudarão a qualificar o lead e identificar se a oferta é adequada.
Os representantes podem então direcioná-los para o conteúdo que mostra como o produto ou serviço ajuda com seu problema específico.
O conteúdo que pode ajudar nesse estágio inclui depoimentos, páginas de preços, perguntas frequentes e comparações com produtos concorrentes.
Nesse ponto, a equipe de vendas pode fazer uma proposta e negociar com o cliente em potencial para garantir que eles consigam um acordo com o qual ambas as partes estejam satisfeitas.
Decisão de Compra
Na fase de conversão, a chave é fazer com que o cliente em potencial dê os passos finais na jornada do cliente. Uma maneira de fazer isso é criar páginas de vendas atraentes, perguntas frequentes e outros conteúdos centrados em conversão que a equipe de vendas possa mostrar aos leads.
Um funil de vendas tem muitos benefícios para as empresas que o utilizam. Ele define os processos de vendas e permite que as equipes de vendas otimizem cada etapa da jornada. Isso pode resultar em mais vendas e lucro para o seu negócio. Conte com a iT9 Marketing Digital para elaborar um funil de vendas com altas taxas de conversão para sua estratégia de marketing.