Como Escrever Títulos Criativos e Envolventes para Seus Artigos

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

Como Escrever Títulos Criativos. O que te fez chegar aqui? Ao realizar uma pesquisa na internet ou navegar por um site de notícias, o que mais atrai a sua atenção e o seu interesse, e o(a) faz acessar a página?

O responsável por determinar se um texto vai ser lido ou não, é o título; logo, ele se trata da parte mais importante de um artigo. Principalmente, na atualidade, em que o foco das pessoas é testado constantemente e é preciso atrair e prender a sua atenção mais do que as outras marcas, que podem ou não estar oferecendo o mesmo produto ou serviço que você – e independe se a disputa acontece em uma rede social ou em uma página de busca.

E é sobre isso que vamos abordar neste artigo; então, continue a leitura e conheça dicas de como Escrever Títulos Criativos e Envolventes.

Como Escrever Títulos Criativos para os Artigos

Por mais que o clique dependa de diversos fatores, como interesse da pessoa, imagem utilizada (se for o caso), a forma de elaborar o título é determinante para que um conteúdo seja lido ou não.

E embora a proposta seja em relação aos artigos, as dicas também são válidas para publicações nas redes sociais e outros conteúdos produzidos.

Dicas para Elaborar os Títulos

Apesar da importância de ter um conteúdo bem elaborado, informativo e relevante para o público-alvo, para que ele acesse a página e tenha conhecimento do que a sua marca tem a oferecer, é preciso atraí-lo, o que acontece por meio de um bom título, que precisa ser fiel e condizente com o que tem a oferecer para o seu cliente ou usuário.

E para isso, deve-se investir em títulos atraentes e otimizados, ou seja, é preciso se atentar ao ranqueamento para que as pessoas saibam que você é uma opção para elas mesmo que não o conheçam ainda.

Portanto, pode:

  • Adotar advérbios e adjetivos justificáveis para criar frases poderosas que prendam a atenção do leitor;
  • Atentar-se ao número de palavras e/ou caracteres;
  • Considerar apelar para os alertas e as emoções;
  • Elaborar um título condizente com o artigo e que sustente o impacto da primeira impressão;
  • Inspirar-se em outros títulos, mas sem perder a originalidade;
  • Investir em palavras que são consideradas gatilhos (‘como’, ‘o que’, ‘por que’ e ‘quando’);
  • Não revelar a informação completa do conteúdo ou a solução do problema;
  • Pensar em usar comandos claros ou perguntas;
  • Priorizar uma elaboração de título simples e objetivo;
  • Se atentar às palavras-chave utilizadas ou mais pesquisadas;
  • Ser específico (evitar títulos vagos e genéricos);
  • Utilizar colchetes ou parênteses para acrescentar uma informação extra;
  • Usar números quando possível e ao elaborar um artigo contendo listas.

Além disso, outra dica é rever os títulos dos primeiros artigos produzidos e pensar no que poderia ser melhorado ou como escreveria com a bagagem de experiências que possui atualmente, porque uma técnica que ajuda na criação dos títulos é o treinamento.

Sem contar a Técnica AIDA, que representa, respectivamente, Atenção, Interesse, Desejo e Ação, e também pode ser considerada no momento de criar um título para o artigo ou conteúdo a ser publicado.

Porém, isso não precisa ser uma preocupação extra em meio à sua rotina. Nós, da iT9 Marketing Digital, podemos ajudar em relação a esse assunto, à criação de um conteúdo igualmente interessante e diferenciado, e a outras questões que possam interessar a você e a sua empresa.

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