Como Ter um Site na Internet

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Como Ter um Site na Internet. Você já parou para pensar que mais de 60% das empresas não possuem site? Podemos procurar em diversos segmentos: guias de bairros, inclusive no ABCTudo; serviços de agendamento e mesmo uma busca pelo nome da empresa no Google.

Aliás, boa parte dos serviços oferecidos nos guias não possuem site e apenas alguns disponibilizam e-mails e telefone para contato.

No entanto, ter um site é importante para todas as empresas, especialmente as pequenas. Todas elas querem e precisam obter novos clientes ou mesmo manter os já existentes.

Neste artigo, vamos explicar os benefícios de ter um site na internet e como fazer para desenvolvê-lo.

Qual a Importância de Ter um Site na Internet

Ter um site é a forma mais fácil para ser encontrado pelo cliente. É onde ele vai conhecer produtos, serviços e entrar em contato. Com um site publicado e otimizado (SEO), as pessoas vão encontrar a sua empresa quando buscarem por produtos e serviços no mecanismo de busca, como o Google, o Yahoo ou o Bing.

Nos dias de hoje, se você não tem um site, certamente está deixando de atender boa parte do mercado. Arrisco dizer que você mesmo tem esse comportamento. Vamos imaginar que você está lidando com um novo fornecedor e percebe que ele não possui um site.

Tenho certeza que ficará frustrado quando procurar pelo site da empresa no Google e não encontrar. Antes de fechar um negócio, todo cliente gosta de saber um pouco mais sobre a empresa e encontrar o telefone e o endereço de forma rápida na internet.

Quando uma empresa não tem um site, fica a impressão de que é mal gerida, sem bons critérios e pouco cuidadosa com sua imagem no mercado. Atualmente, a maioria das pessoas pensa assim. Provavelmente, 80% delas têm opiniões ruins sobre empresas que não têm sites ou que estes são antigos e mal cuidados.

Apenas Ter um Site na Internet não Basta

Você sabia que cerca de 90% das decisões de compra começam em buscadores?

Nada adianta ter um site se o público não o encontra nos buscadores. O buscador – o Google, o Yahoo, o Bing, entre outros – é a principal ferramenta de divulgação de um site comercial.

Quando há o desejo de comprar ou de contratar um serviço, antes de fazê-lo, iniciamos uma pesquisa em um buscador. No Brasil, ir ao buscador significa, para 90% dos usuários de internet, recorrer ao Google.

A verdade é: se o site não é otimizado para os mecanismos de busca, a empresa terá dificuldade em aparecer nos buscadores.

O que um Site Precisa para Aparecer de Forma Espontânea no Google

É importante que o site seja desenvolvido com recursos básicos de otimização. Portanto, ele precisa ter:

  • Navegabilidade voltada para o cliente;
  • Conteúdo de interesse do público;
  • Relevância na web.

Um site que contempla esses itens tem mais chance de ser selecionado entre milhares de sites para estar entre os primeiros da lista de resultados do Google. Mas é só isso? Não, um trabalho de otimização de sites é bem mais complexo e requer um trabalho regular e diário.

E dar o primeiro passo significa fazer o desenvolvimento de um site com recursos básicos de otimização para sua palavra-chave principal. Por isso, a pergunta não é “Como ter um site?” e sim “Como ter um site com recursos de otimização?”.

Um Site Deve Atender às Expectativas do Visitante

Antes de ter um site, planeje-se. Procure entender primeiro o que seu visitante espera encontrar, ofereça informações claras e atualizadas, facilite o contato e sempre responda prontamente os contatos feitos através do site.

É importante lembrar que um contato vindo do site significa um pré-cadastro e tais informações do cliente podem servir para enviar informativos sobre seus produtos, serviços e suas promoções.

Existem outras ideias que podem ser úteis para quem deseja criar um site. Uma delas é escolher um bom nome de domínio, que seja fácil de lembrar e identificar com a sua empresa. É importante também escolher uma hospedagem confiável e que ofereça recursos suficientes para o seu site.

Outra ideia é pensar no design e na usabilidade do site, de forma a torná-lo atraente e fácil de usar para o visitante. É importante também investir em conteúdo de qualidade, que agregue valor para o seu público-alvo e seja relevante para os mecanismos de busca.

É interessante considerar a criação de um blog dentro do seu site para postar conteúdo regularmente e manter o público engajado. O uso de redes sociais também pode ser uma boa estratégia para promover o site e atrair visitantes.

Por fim, é importante lembrar que a criação de um site é apenas o primeiro passo para ter presença on-line. É preciso manter o site atualizado e otimizado para os mecanismos de busca, além de investir em outras estratégias de marketing digital, como o Email Marketing, o SEO e as Redes Sociais, para atrair e fidelizar clientes.

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Artigo Publicado em: 30 de novembro de 2020 e Atualizado em: 10 de abril de 2023

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