Custo de Aquisição do Cliente (CAC) – Porque Você Precisa Saber

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

Custo de Aquisição do Cliente. Para expandir seus negócios, você precisa de mais clientes. Na maioria dos casos, os clientes não encontrarão seu produto a menos que você esteja fazendo marketing. Você terá que gastar dinheiro, tempo e outros recursos para promover sua empresa.

Compreender o Custo de Aquisição do Cliente ajudará você a descobrir onde melhor gastar seus recursos para adquirir clientes. Continue a leitura para aprender como fazer isso.

O que é Custo de Aquisição de Cliente?

O custo de aquisição do cliente (CAC) é o valor total gasto para obter um novo lead, assinante ou cliente. O CAC é o padrão pelo qual as campanhas de marketing são medidas, especialmente a dificuldade de conquistar novos clientes.

CAC inclui os gastos com conscientização da marca, criação de conteúdo e suporte de vendas. Também ajuda as empresas a saber quais caminhos de marketing e vendas estão atraindo clientes com eficiência. O objetivo de uma empresa é tornar a relação entre a receita por usuário e o custo para adquiri-los a mais favorável possível.

Como Calcular

A fórmula mais simples para calcular o CAC é dividindo o valor gasto na aquisição de novos clientes pelo número de clientes adquiridos naquele período de tempo.

CAC = valor gasto para conseguir novos clientes / número de novos clientes

Para ter certeza do valor gasto na aquisição de novos clientes, pode analisar mais detalhadamente as fontes de gastos, como:

  • Custo dos anúncios;
  • Custo para criar anúncios;
  • Custo para criar materiais de suporte de vendas;
  • Custo do suporte ao cliente durante a avaliação;
  • Custo dos funcionários de marketing e vendas.

Práticas Recomendadas

As taxas de conversão desempenham um papel extremamente importante no custo de aquisição do cliente. Qualquer coisa que você possa fazer para melhorar as taxas de conversão é uma coisa boa. Entre as práticas que podem ajudar a aumentar sua taxa de conversão podemos destacar:

Segmentação

Para melhorar seu CAC, analise seus canais de aquisição de melhor desempenho e concentre-se neles, minimizando ou eliminando canais de baixo desempenho. Avalie seu processo de vendas – existem etapas que podem ser combinadas ou simplificadas para criar uma experiência de compra mais fácil para seus clientes? Concentre seus esforços em compradores qualificados para usar seus recursos com mais eficiência.

A segmentação de um público seleto facilita a conquista de clientes em potencial. Essa prática reduzirá a quantidade de dinheiro gasto em impressões e cliques que não serão convertidos em clientes.

Controle de Custos

Ao começar, gaste o mínimo possível até determinar uma meta e um modelo para converter pessoas em clientes. Gastar pouco lhe dá a oportunidade de testar suas chamadas de vendas e determinar se o canal é escalável.

Além disso, à medida que sua empresa cresce, pode ficar mais caro encontrar mais clientes; portanto, não se surpreenda ao ver o aumento do CAC à medida que mais clientes são adquiridos.

Aproveite os Benefícios do Marketing Digital

O surgimento de empresas baseadas na internet e de campanhas publicitárias rastreáveis ​​baseadas na web deu um enorme impacto a essa métrica porque pode ser rastreada com mais facilidade.

No passado, as empresas dependiam de códigos de desconto ou pesquisas para saber se sua publicidade estava funcionando. As empresas, agora, podem aproveitar as inúmeras ferramentas de rastreamento de Marketing Digital para determinar de onde vêm seus clientes e atribuir corretamente quanto dinheiro foi gasto em canais que geraram novos clientes.

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