Divulgando Suas Lojas Virtuais – Por Onde Começar?
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Divulgando Suas Lojas Virtuais. Nem é preciso dizer que criar um ótimo site de comércio eletrônico é apenas parte da equação. A outra parte é promover sua loja com o objetivo de aumentar as vendas.
Uma loja ou um site por si só não é suficiente para fazer sua primeira venda. Você precisa criar um plano com diferentes técnicas de marketing digital, como SEO, Marketing de Mídias Sociais, Marketing de Conteúdo e PPC para alcançar seus clientes em potencial.
Neste artigo, conheça algumas estratégias para atrair visitas e clientes para seu site.
Organização de Tópicos
Divulgando Suas Lojas Virtuais
Uma estratégia é essencial para o marketing de comércio eletrônico, pois sem um plano adequado você acabará desperdiçando um orçamento de inicialização precioso.
Concentre-se em alguns canais e estratégias principais conforme você expande sua loja, mas certifique-se de ter coberto todos os princípios básicos primeiro, para ter a melhor chance possível de sucesso.
Comece um Blog
Blogar é uma maneira fácil e de baixo custo de aumentar o tráfego da web para sua loja e, quando bem feito, também pode ser um grande impulso para sua marca em geral.
Um ótimo blog é um sinal de uma marca de comércio eletrônico confiante que tem algo a dizer.
O blog também é uma excelente maneira de obter mais tráfego orgânico dos motores de busca e também mais leads das redes sociais.
Otimização SEO
Ter um site amigável ao SEO é necessário se você quiser uma boa classificação nas SERPS (Páginas de Resultados dos Mecanismos de Pesquisa).
SEO é uma área do Marketing Digital em rápida mudança e a competição por uma das primeiras posições é enorme, então você precisa manter seu SEO atualizado e em andamento.
Contratar uma boa empresa de SEO garantirá que seu site se ajuste às regras de SEO mais recentes para que sua classificação continue melhorando sem perder clientes para a concorrência.
Publicidade PPC
A publicidade PPC é uma ótima maneira de semear uma nova loja online ou produto com uma nova base de usuários. As campanhas podem ser altamente direcionadas, pois se baseiam nas palavras-chave que as pessoas usam na caixa de pesquisa do Google e você só paga pelos cliques em seus anúncios (PPC), o que também os torna mais econômicos.
Mas este canal de marketing digital pode ser complicado se você não estiver totalmente familiarizado com ele. É muito mais barato e fácil terceirizar seu PPC – contratando uma agência de Marketing Digital para realizar suas campanhas -; isso é algo que você pode querer fazer se estiver perdendo dinheiro e não obtendo cliques suficientes.
Newsletter e E-mail Marketing
Quando você executa campanhas PPC (seja Facebook, Bing ou AdWords) um dos seus objetivos (além de fazer uma venda) é obter o endereço de e-mail de seus clientes potenciais.
Um blog de alta qualidade e com conteúdo interessante é uma das melhores maneiras de fazer isso, mas também uma página de destino bem projetada pode servir a esse propósito para as pessoas que chegam ao seu site a partir do PPC.
Depois de criar uma lista de e-mail, você pode usá-la como parte de seus esforços de marketing por e-mail para enviar um boletim informativo ou outro conteúdo (ofertas e pesquisas, por exemplo) para seus assinantes. As listas de e-mail ainda são convertidas e você ficará surpreso com os resultados.
Críticas e Prova Social
Ninguém vai comprar em sua loja virtual se ela não tiver avaliações positivas. A prova social positiva é o marketing que você não pode comprar – mas você pode realizá-lo de outras maneiras.
Ofereça a seus clientes um código de desconto tentador em troca de uma avaliação ou adicione um ícone em sua loja mostrando quantos clientes satisfeitos você atendeu.
Os consumidores procuram ativamente por prova social quando estão pesquisando uma compra, então certifique-se de exibir seus comentários positivos em alto e bom som. Os melhores comentários têm imagens, muito texto e são úteis para o próximo cliente. Você também pode marcar produtos populares como ‘tendência’, ‘quentes’ e ‘populares no momento’ para ajudá-los a parecerem mais procurados – as pessoas são influenciadas pela popularidade ao comprar.
Lembre-se de que você pode inserir análises de mídias sociais em sua loja online, bem como selecionar análises de sites de análises externas.
Considere investir em um aplicativo ou plug-in que reúna avaliações para você automaticamente, enviando mensagens, e-mails e pop-ups para seus clientes.
Suas Lojas Virtuais com Mais Visibilidade
As maneiras descritas acima são apenas uma parte do que você pode fazer para promover uma loja online.
Lembre-se de que construir uma presença online nos motores de busca, criar campanhas PPC lucrativas ou executar campanhas de mídias sociais bem-sucedidas leva tempo, mas se você tiver um site de comércio eletrônico funcional e bons produtos, com paciência poderá obter bons resultados.
Referência: Databox
Artigo Publicado em: 13 de jun de 2013 e Atualizado em: 15 de fev de 2021