Evitando o “Keyword Stuffing”: Onde Colocar as Palavras-chave no Texto

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Quando se trata de estratégias de SEO, o uso de palavras-chave é uma dessas que melhora a visibilidade de um site nos mecanismos de busca. No entanto, o exagero no uso desses termos, conhecida como “keyword stuffing“, pode trazer mais prejuízos do que benefícios.

Neste artigo, veja como essa prática prejudica seu negócio e onde usar as palavras-chave de modo correto.

O Que é Keyword Stuffing?

Keyword Stuffing ou excesso de palavra-chave, é uma má prática de SEO que consiste no uso exagerado de palavras-chave no texto de forma repetida, a fim de manipular o sistema dos mecanismos de busca, buscando as melhores posições de ranking.

Este tipo de prática é chamado de Black Hat, que tem como objetivo alcançar resultados rápidos nas pesquisas, porém não são técnicas favoráveis e eticamente aceitas.

Sendo assim, ao recorrer para o keyword stuffing, é provável que ocorra o contrário de bons resultados, pois o Google consegue identificar esse tipo de estratégia e com isso penaliza o seu site.

Impactos Negativos

As desvantagens do uso das palavras-chave em excesso são altamente significativos para o seu site, veja alguns deles:

Penalização

Com a penalização de algoritmos como o Google, é possível que o seu site reduza no ranking e nos motores de busca, assim prejudicando todo o engajamento e acesso a sua página. Em casos graves, o seu site pode ser removido dos resultados de busca.

Experiência do Usuário

Essa prática pode levar os visitantes a ter uma experiência ruim na página que prejudica a legibilidade, já que o texto fica visualmente poluído com o excesso de palavras-chave. Muitas vezes, essa lotação atrapalha a compreensão do texto e dificulta uma leitura fluida, fazendo assim os leitores não permanecerem no site e com isso aumentar a taxa de rejeição.

Perda de Credibilidade

Quando vemos um texto artificial que não possui uma escrita fluida, muitas das vezes achamos que não é uma página profissional e condizente com o título citado, e isso faz com que o Google considere Spam, prejudicando nos mecanismos de busca. Isso prejudica a reputação do site e a confiança do público no negócio.

Como Evitar o Excesso?

Garantir o equilíbrio do uso das palavras-chave é essencial para fornecer um ótimo texto para seu público, lembre-se que eles são a peça chave para a relevância do seu conteúdo.

Para evitar o keyword stuffing, é necessário desenvolver o texto de forma fluida e natural, assim ao implementar a palavra-chave do conteúdo tratado, será possível verificar os seus sinônimos que se encaixam naquele contexto.

Sendo assim, a principal forma de equilibrar essas palavras, é inserir os sinônimos mais pesquisados e que se encaixem com a fluidez do texto.

Ferramentas de Análise

Com o auxílio de ferramentas próprias para analisar o excesso de palavras-chave, é possível se orientar quando for criar um novo texto ou em sua correção, veja alguns exemplos que monitoram o desempenhos das palavras:

  • Google Search Console;
  • GA4;
  • Semrush,
  • Ahrefs.

Além das ferramentas, pode ser feito essa análise de forma individual, basta se atentar ao desempenho do conteúdo e as principais avaliações dos usuários.

Por Que Colocar Palavras-chave em Locais Estratégicos?

As palavras-chave são elementos cruciais para o texto, elas dão sentido e ajudam no desenvolvimento do assunto, além disso, com o uso delas, é possível transmitir a mensagem do texto de modo diversificado, ajudando o público baseado nos sinônimos conhecidos.

No entanto, é preciso um uso regulado e coerente para manifestar o conteúdo de forma limpa e objetiva, usando essas palavras em locais estratégicos e que ajudem os mecanismos de busca entender o que está sendo tratado.

Posicionar as palavras-chave corretamente, auxilia o leitor na leitura e compreensão.

Onde Colocar as Palavras-chave?

Saber onde posicionar as palavras-chave, torna-se o foco principal do redator pois é o que fornece uma estrutura mais coerente para o texto, veja onde colocá-las:

  • Títulos e subtítulos: ajuda os motores de busca entenderem o contexto do conteúdo, além de facilitar a leitura e o entendimento do público
  • Introdução e conclusão: nelas devem ser usadas a palavra-chave principal, para inicializar e finalizar o desenvolvimento do conteúdo.
  • Corpo do texto: é importante no desenvolver textual, incluir as palavras-chave de forma natural e diversificada, ajudando a dar sentido e relevância para o texto.
  • URLs e tags: ajudam os motores de busca a compreender o conteúdo de forma mais eficiente.

Criar conteúdo significa entregar o melhor resultado para o seu público, e com isso é preciso mais do que apenas um texto sem estrutura. Fornecer um artigo fluido com uma boa diversidade de palavras-chave, ajuda o seu negócio a alcançar um público mais diverso que pode se interessar pelo o que está sendo fornecido.

Fazer a prática de Keyword Stuffing, sufoca o leitor e leva ao pensamento de não inclusão, tornando o seu conteúdo totalmente artificial. Lembre-se de entregar o melhor resultado para humanos, não robôs.

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