O que é e Como Fazer uma Landing Page
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Landing Page é um elemento fundamental para as estratégias de Marketing Digital, principalmente quando o objetivo é conseguir mais conversões, fazendo com que os visitantes se tornem clientes potenciais.
Neste artigo, aprenda o que é e como criar a Landing Page perfeita para o seu negócio, continue a leitura!
Organização de Tópicos
O que é Landing Page?
As Landing Pages, conhecidas como “páginas de aterrissagem”, ou, “páginas de conversão”, tem como principal foco a conversão de visitantes para clientes. Isso acontece quando a página oferece conteúdo de valor (ex.: ebooks, planilhas, artigos exclusivos, vídeos, etc.), em troca de informações básicas de contato do público, como em um formulário.
É uma página com poucos elementos que foca apenas em uma CTA (Call To Action), buscando evitar distrações para obter a conversão desejada.
Esta estratégia de landing page é usada para alavancar o processo de vendas do seu negócio, onde o mesmo público que consome o conteúdo adquire os seus produtos e serviços.
Tipos de Landing Pages
Conhecer os diferentes tipos de landing page é crucial para saber qual irá ser implementada na sua estratégia de marketing, assegurando um melhor resultado para suas vendas e conversões, confira:
Squeeze Page
A Squeeze Page é a forma mais básica de uma landing page, geralmente muito simples e direta. Seu objetivo principal é fazer com que os usuários façam uma única ação desejada.
Normalmente, é fornecido informações breves e interessantes sobre um produto e serviço, fazendo o visitante se interessar, porém para descobrir mais sobre aquilo que está vendo, é preciso realizar a ação desejada.
Neste tipo de página, pode ser oferecido descontos, cupons, ofertas exclusivas e materiais originais.
Captura de Leads
Este tipo de página é uma excelente opção para aqueles que desejam prospectar clientes potenciais. Ela é usada para obter informações de contato (ex.: email, celular, telefone, nome, etc) ao oferecer conteúdo valioso de qualidade.
Com essa prática, a empresa aumentará sua lista de emails para futuros contatos, enviando regularmente materiais promocionais para os seus produtos e serviços. Desse jeito, é possível criar vínculos profissionais e confiança com os clientes.
Página de Vendas
Uma landing page de vendas tem como principal foco promover determinadas ofertas, para as quais os visitantes são direcionados, a fim de obter vendas deste produto ou serviço.
É apresentado tudo que o usuário precisa saber sobre o que está sendo vendido, listando os principais benefícios e qualidades. Assim, o cliente sentirá confiança na oferta e comprará.
Por que Ter uma Landing Page É Importante?
No marketing digital, ter uma landing page bem estruturada é uma peça-chave para alcançar resultados significativos.
Ao contrário de um site tradicional, que muitas vezes tem múltiplas páginas e informações, a landing page é desenhada para focar em um único objetivo: converter visitantes em leads, clientes ou levá-los a fazer ações específicas.
Veja quais são os principais motivos que tornam a landing page essencial para qualquer estratégia de negócios:
Foco no Objetivo Principal
Diferente de sites cheios de menus, abas e informações, a landing page é construída para guiar o visitante diretamente à ação desejada, seja preencher um formulário, inscrever-se em um evento ou adquirir um produto; isso aumenta a eficiência da comunicação com o público e potencializa a chance de conversão.
Maior Taxa de Conversão
Ao oferecer uma experiência limpa e sem elementos desnecessários, ocorre a melhora da jornada do usuário, facilitando sua decisão para possíveis compras, assim aumentando a taxa de conversão e tornando simples visitantes em clientes.
Campanhas de Marketing
Uma landing page é essencial para chamar a atenção e manter o interesse do público, e, por ser personalizada para atender diretamente à mensagem da campanha, ela cria um fluxo consistente e aumenta as chances de engajamento e conversão.
Coleta de Dados
Com os formulários presentes nas landing pages, é possível avaliar as preferências do público e entregar o que eles buscam em um negócio como o seu. Além disso, com os dados de contato dos visitantes, a empresa pode criar uma relação valiosa por meio de campanhas de marketing.
Como Criar uma Landing Page?
O design é um fator primordial para a criação e sucesso de uma landing page. Para chamar a atenção do visitante, é sempre bom manter a aparência clara e direta. Além disso, com outras dicas é possível criar um design mais específico para o seu negócio, confira:
Conheça o seu Público-alvo
Conhecendo o público-alvo, o direcionamento de conteúdo se torna mais fácil, assim os desejos e necessidades dos visitantes são atendidos com facilidade. Eles vão ter encontrado exatamente o que buscavam.
Títulos e Subtítulos
Os títulos e subtítulos devem ser chamativos e atraentes, deixando claro o que irá ser tratado ao decorrer da página, assim os visitantes não terão dúvidas sobre as informações fornecidas.
Textos
Os títulos não vão ser suficientes, por isso os textos precisam estar adequados e claros, onde é possível ter uma leitura fluida com absorção de conteúdo mais rápida.
É importante manter o leitor preso na leitura, sempre complementando com elementos que despertam curiosidade e desejo do público para o produto ou serviço, sugerindo qualidade e valor.
Imagens
Escolha imagens que ilustram o material que está sendo oferecido aos visitantes, elas irão chamar a atenção, despertar o interesse e incentivá-los a comprar. Além disso, com imagens diretas que mostram o produto ou representam o serviço, o cliente torna-se mais confiante com a marca.
Formulários
As informações solicitadas no formulário são importantes e podem afetar a tomada de decisão do público. Formulários muito exigentes, que pedem muitos dados pessoais se tornam “desconfiáveis” na visão dos visitantes, por isso é necessário pedir apenas o básico que funciona, como:
- Nome;
- Email;
- Telefone;
- Preferências (dê opções de escolha baseadas em necessidades do público-alvo).
CTA (Call To Action)
Para que os usuários executem alguma ação na sua página, é preciso inserir uma CTA convidativa em uma posição estratégica, que estimule o público a segui-lá. Essa chamada precisa ser atrativa e destacada, podendo ser usadas frases imperativas como: “Acesse já”, “Baixe agora”, “Adquira imediatamente”, entre outras.
Monitore seus Resultados
Sempre fique de olho nos resultados da sua landing page, com essa análise é possível averiguar quais elementos estão trazendo mais conversões e quais estão afastando os visitantes. Com isso em suas mãos, poderá garantir uma interação mais precisa e mais coerente com os seus clientes.
Uma Landing Page bem estruturada é uma ferramenta essencial para o marketing digital, ajudando a transformar tráfego em resultados concretos. Conhecendo seu público-alvo e melhorando as formas de apresentar a sua página, seus alcances vão aumentar e suas metas serão atingidas.