Conteúdo Acima da Dobra – O que Significa?
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Quando você ouve os termos “acima da dobra” e “abaixo da dobra”, pode se perguntar sobre o que isso quer dizer, visto que a tela não tem dobras óbvias. Acredite ou não, seu site tem uma dobra e é importante quando se trata de onde colocar o conteúdo.
Continue a leitura para aprender a determinar onde está a dobra do seu site e como isso pode ser útil ao criar conteúdo.
Organização de Tópicos
O que é a Dobra?
A frase “acima da dobra” vem dos dias de jornal. A dobra era a separação entre a metade superior e inferior do jornal. Os jornais eram exibidos aos clientes dobrados para que apenas a metade superior da primeira página ficasse visível. É por isso que as histórias e fotos mais importantes ou atraentes eram frequentemente exibidas acima dessa dobra para aumentar as vendas dos jornais.
Quando se trata de sites, você pode usar o mesmo conceito, mas trata-se de estar “acima da rolagem”.
Acima da Dobra, ou Acima da Rolagem
Acima da rolagem inclui o conteúdo da página da web que pode ser visto sem rolagem. Pense na sua tela típica. Uma resolução de tela padrão exibirá aproximadamente 600 pixels. Depois disso, o usuário precisa rolar para baixo para ver o restante do conteúdo. A grande questão é, eles vão rolar?
Você está fazendo uma aposta para supor que eles vão querer continuar rolando para continuar lendo. Mas para isso, é preciso dar a eles o suficiente acima da rolagem para fazê-los querer continuar. Do contrário, há uma boa chance de que eles encontrem outro site que lhes dê o que precisam acima da rolagem.
Encontre sua Dobra
Com todos os avanços no design de sites responsivos e tamanhos de computadores, a dobra em diferentes máquinas por diferentes usuários raramente é a mesma. Independentemente do tamanho da tela, é interessante projetar todos os sites levando em consideração a dobra.
Usar mapas de calor é uma ótima maneira de ajudá-lo a determinar onde essa dobra está localizada em sua página da web.
Mapas de Calor
As ferramentas de mapa de calor coletam dados de usuários da vida real e exibem os resultados em uma variedade de cores. Vermelho escuro mostra as partes mais usadas das páginas, amarelo para o meio e azul claro para as seções menos usadas.
Existem muitos tipos diferentes de mapas de calor disponíveis para sites. Existem mapas de calor usados para exibir as áreas de uma página da web que são mais frequentadas por um visitante. Eles podem rastrear onde os usuários estão clicando ou tocando em seu site e para onde os visitantes moveram o mouse na tela. Esses dados podem ser usados em conjunto com análises para determinar com que frequência e por quanto tempo os usuários interagem com cada página do seu site.
Os mapas de calor de rolagem são ferramentas úteis para determinar onde está a dobra em seu site. Eles rastreiam até que ponto cada visitante do seu site rola para baixo enquanto visualiza sua página.
O que Incluir Acima da Dobra
Há vários itens que você deseja incluir acima da dobra. Isso pode aumentar sua chance de visitantes permanecerem em seu site e fazerem negócios com você. Aqui estão algumas coisas a considerar:
- Logotipo – Você quer que as pessoas reconheçam sua marca pelo seu logotipo. A exibição acima da dobra permite que os visitantes saibam exatamente em que página estão antes mesmo de ler o texto ou pesquisar algo;
- Proposta Exclusiva de Venda – Sua proposta exclusiva de venda é o que diferencia seu negócio. Ela mostra imediatamente aos visitantes o que você está oferecendo e como eles se beneficiarão ao explorar ainda mais sua página ao explicar brevemente o que seu produto ou serviço faz e porque as pessoas o desejam;
- Ferramenta de Navegação (Menu) – Se esta for a primeira vez de alguém em seu site, ele buscará uma ferramenta de navegação que permita que explore seu site. Essa ferramenta deve ser fácil de usar;
- Informações de Contato – Fornecer um número de telefone ou endereço de e-mail na parte superior da página é uma maneira fácil de as pessoas descobrirem como entrar em contato com você.
Estudos mostraram que 80% do tempo gasto em um site é gasto acima da dobra. À medida que os usuários rolam mais para baixo na página, sua atenção diminui e perdem o interesse, resultando em menor tempo no site e taxas de rejeição mais altas.
Com isso dito, você deve colocar suas informações mais importantes na metade superior da página acima da dobra do seu site. Mas também concentre-se na criação de conteúdo atraente e relevante sem acumular muita informação em qualquer seção.