Noções de Segmentação para Marketing Digital

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

A segmentação é o processo de agrupar seus clientes ou seu público com base em características compartilhadas para que você possa fornecer mensagens mais personalizadas e criar uma conexão mais forte com eles.

Esse processo ajuda a melhorar sua comunicação e aproveitar ao máximo suas campanhas de marketing digital.

Neste artigo, saiba mais sobre os benefícios da segmentação e veja como criar segmentos de clientes e público.

Benefícios da Segmentação

Há muitos benefícios em segmentar seus clientes. A segmentação de público permite que você personalize sua abordagem de marketing para diferentes tipos de compradores.

Ela permite que você comunique pontos de venda exclusivos de seu produto ou serviço de maneira poderosa e eficaz em uma ‘linguagem’ que o receptor receba e entenda.

O marketing personalizado é mais eficaz do que o marketing de massa genérico. Abaixo estão os benefícios da segmentação de clientes:

  • Suas comunicações de marketing são mais bem recebidas – As pessoas se comunicam de maneira diferente. Alguns usam e-mail, outros preferem as redes sociais. Também há leitores ávidos por conteúdo em blogs. A segmentação de clientes permite que você escolha o canal certo para cada tipo de público. Depois de começar a personalizar seu marketing, você verá um aumento significativo no engajamento e nos lucros;
  • Você gasta menos dinheiro em recursos – A segmentação de público permite que você evite gastar dinheiro e tempo em campanhas genéricas que não falam ao seu mercado-alvo. Se você conhece as motivações específicas de seu grupo de audiência, é mais provável que os apoie na realização de suas aspirações. Dessa forma, você diminui o risco de seus esforços de marketing falharem;
  • Você recebe o tráfego certo para as páginas certas – A segmentação de público permite que você planeje promoções, desenvolvimento, preços e estratégias de marketing eficazes, criando um perfil de cliente específico;
  • Você ganha uma vantagem competitiva – Você pode descobrir coisas sobre seus clientes que seus concorrentes não sabem. Por exemplo, se um dos seus segmentos identificados são universitários e sabe que está quase na altura de entregar dissertações e fazer exames, pode enviar-lhes e-mails de marketing oferecendo-lhes produtos / serviços para os ajudar a ‘desestressar’ ou a estudar;
  • Você retém e atrai os clientes certos – Em vez de usar uma abordagem única, você pode segmentar pessoas que sabe que adorariam seu produto / serviço, direcionando seus melhores clientes em potencial.

Como Criar um Segmento de Público

Para segmentar seu público, você precisa, primeiro, determinar suas metas de segmentação de clientes. Para fazer isso, tente responder às seguintes perguntas:

  • O que você deseja alcançar ao segmentar seus clientes?
  • Como a segmentação de público ajudará a atingir suas metas de negócios?

Em segundo lugar, segmente seus clientes em grupos com base em seus objetivos de negócios. Sugerimos agrupar seu público nestes 5 tipos de segmentação:

  • Segmento demográfico – estes são atributos como idade, sexo, nível de renda, tipo de trabalho, nível educacional, etc. Você pode obter esses dados no Google Analytics;
  • Segmento comportamental – essas são as ações que seus clientes realizam, ou seja, seus hábitos de compras on-line, compras anteriores, os sites de mídia social que visitam ou quais dispositivos usam. Você pode obter esses dados no Google Analytics;
  • Segmento psicográfico ou atitudinal – são úteis, pois fornecem pistas sobre suas percepções, interesses e mentalidades mais amplas, ou seja, porque seus clientes gostam ou não de certas marcas, suas escolhas de estilo de vida ou valores. Você pode obter esses dados de uma plataforma de mapeamento de calor. Essa é uma ótima maneira de descobrir o que as pessoas em seu site estão pensando, fazendo ou sentindo;
  • Segmento geográfico – com base na localização do seu público-alvo. Você pode torná-lo tão extenso ou exclusivo quanto desejar, do continente ao código postal. Você pode obter esses dados no Google Analytics;
  • Segmentar pela jornada do usuário – isso se aplica à jornada do usuário que as pessoas fazem em seu site, de onde chegam até onde convertem. Você pode obter esses dados no Google Analytics no relatório de fluxo de comportamento.

Depois de ter informações suficientes sobre o seu segmento, você pode criar uma categoria de blog relacionável, uma campanha publicitária personalizada voltada especificamente para esse segmento e assim por diante.

Depois de criar seus segmentos de público, você pode começar a desenvolver uma persona que fornecerá uma compreensão mais profunda dos comportamentos e das necessidades de seus clientes.

Você pode segmentar e alcançar suas diferentes personas de comprador por meio dos canais apropriados.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar:
© iT9 Marketing Digital em Santo André - Todos os Direitos Reservados.
Um produto AbcTudo Notícias