Qual a Diferença entre Links Internos e Externos

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Para um profissional de SEO, não entender a diferença entre links internos e externos é como não saber a diferença entre cães e gatos. Isso porque, utilizar links internos e externos é uma ótima estratégia de SEO para o marketing digital da sua empresa.

Neste artigo, vamos esclarecer a diferença entre links internos e externos, os benefícios de cada um e como esses links podem ajudá-lo a ter uma classificação mais alta no Google.

Diferença entre Links Internos e Externos

Uma boa definição que esclarece a diferença entre links internos e externos pode ser a seguinte:

  • Os links internos apontam para páginas da web dentro do mesmo domínio de um site;
  • Links externos apontam para páginas da web em um domínio diferente.

Ambos os tipos de link são partes importantes da construção de um site eficaz, assim como da estratégia de link building no marketing e SEO.

Importância dos Links Internos

Os links internos servem a alguns propósitos principais. Especificamente, eles:

  • Fornecem estrutura para o seu site. A experiência do usuário é fundamental para um site eficaz e o uso de links internos fornece estrutura para que os visitantes possam encontrar o que estão procurando;
  • Ajudam os mecanismos de pesquisa a entender seu site. Os mecanismos de pesquisa estão sempre tentando entender e classificar melhor os sites para oferecer a melhor experiência aos usuários. Quando você usa links internos de forma eficaz, ajuda os spiders dos mecanismos de pesquisa a entender melhor a estrutura do seu site;
  • Aumentam o engajamento dentro do site e as conversões. Ao criar links para outros conteúdos úteis em seu site, você aumenta a chance de os visitantes permanecerem visitando outras páginas dentro do site. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para levar seus visitantes ao próximo passo lógico na jornada de compra.

Importância dos Links Externos

Links externos são importantes porque ajudam seu site a ganhar mais autoridade de domínio. Os mecanismos de pesquisa querem entender como os sites são confiáveis ​​para que possam mostrar os melhores resultados para seus clientes.

Para fazer isso, eles consideram quantos links seu site possui e qual a autoridade dos sites que vinculam ao seu site. Quanto mais links você tiver e quanto maior a qualidade desses links, maior será a classificação do seu site.

Link Externo Dofollow x Nofollow

Como explicado acima, um link externo é usado para apontar de um site para outro. Mas existe uma diferença na hora de apontar o link para um outro site. É possível adicionar uma “tag” ao código na hora de gerar o hiperlink:

  • Tag Dofollow – Se outro site linkar para o seu site usando um link dofollow, ele contará como um backlink;
  • Tag Nofollow – Se outro site linkar para o seu site usando um link nofollow, ele não contará como um backlink, pois essa tag indica para os spiders não seguirem este link em seu rastreamento.

Por padrão, todos os backlinks são dofollow. Para criar um link nofollow, é necessário adicionar a tag manualmente ao código do link.

Um site pode ter vários backlinks. No entanto, não terá um grande efeito no SEO se a maioria deles for nofollow. Além disso, o objetivo deve ser ganhar backlinks de domínios de alta qualidade, pois, quanto mais domínios de alta qualidade apontarem para seu site, mais forte será sua autoridade de domínio.

Criar Links para Outros Sites Também Ajuda o SEO do Seu Site

Ao criar links externos para fontes confiáveis, você torna seu conteúdo mais exclusivo e de alta qualidade, e ajuda os mecanismos de pesquisa a entender do que se trata, tornando seu site mais confiável. Ele mostra a qualidade do seu site e desempenha um papel vital no SEO do seu blog.

É justo que você dê crédito a sites que merecem, mas o mais importante, você também ajuda a educar seus leitores. E deve ser sempre o ponto chave – criar conteúdo que seja envolvente e proporcione uma ótima experiência ao usuário.

Links internos e externos são peças críticas para a construção de um site eficaz em sua estratégia de marketing.

No entanto, isso é apenas parte do grande quebra-cabeça que é o marketing de SEO. Então, se você quiser uma equipe experiente e dedicada para cuidar da sua estratégia de SEO, entre em contato com a iT9 Marketing Digital. Conheça o nosso sucesso!

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