Compreenda o Conceito de Spam no Marketing Digital e Como Prejudica sua Estratégia

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

Spam no Marketing Digital. Seja por utilizar o e-mail ou saber sobre a prática sem conhecer o nome, o Spam se trata de um envio de mensagens não solicitadas por meios eletrônicos com os intuitos de fazer propaganda de produtos ou serviços; aplicar golpes; acessar dados pessoais indevidamente; divulgar informações, geralmente, duvidosas e espalhar softwares maliciosos, por exemplo.

Porém, essa prática tende a ser prejudicial à credibilidade da empresa e, portanto, uma estratégia que deve ser evitada. Então, continue a leitura deste artigo e conheça mais detalhes sobre o Spam em meio ao Marketing Digital e os prejuízos relacionados.

Conceito de Spam no Marketing Digital

No Marketing Digital, o Spam (Sending and Posting Advertisement in Mass) é uma prática que pode ser adotada por empresas que acreditam ser a estratégia mais adequada (fácil e barata) para fazer a publicidade e divulgar informações, mas tende a ter um impacto negativo na sua reputação.

E pelo fato de precisar atingir o maior número possível de pessoas para gerar interesse em uma parcela, outras caraterísticas do Spam incluem o envio em massa, ou seja, os destinatários são aleatórios e as informações podem ser irrelevantes para alguns; as mensagens – que podem conter promessas milagrosas – são encaminhadas em um curto espaço de tempo e tem um custo mais acessível.

Prejuízos para a Estratégia

Conforme explicado, a prática do Spam tende a dificultar o relacionamento com os clientes e causar um desgaste da credibilidade da empresa por causa de reclamações dos usuários que não solicitaram o recebimento de e-mails, por exemplo; assim como também se trata de uma estratégia em que a mensagem não é direcionada ao público-alvo e nem elaborada para ele, gerando um gasto a mais.

Além disso, a imagem é impactada porque, a longo prazo, o público pode começar a associar a marca às experiências negativas, como o recebimento de mensagens aleatórias, apelativas e desinteressantes, o que tende a resultar no afastamento natural das pessoas.

Sem contar que, conforme os avanços e aprimoramentos que surgem com o passar do tempo, as experiências, ferramentas e os mecanismos têm conquistado cada vez mais espaço para barrar o Spam, o que também é uma forma de prejuízo para a empresa, que acaba investindo tempo e dinheiro em algo que pode ser barrado pelo público ou pelo próprio Google ou servidor de e-mail.

E em relação ao destinatário, como principal ponto observado é possível citar a inconveniência de receber uma mensagem que não é de seu interesse, o que compromete um período do seu tempo, porque não existe apenas uma maneira de realizar os disparos em massa, conforme pode ser conferido a seguir:

Tipos de Spam

Uma das possibilidades do envio de Spam envolve o e-mail, que pode ser confundido com o E-mail Marketing, porque ambos são elaborados com uma finalidade comercial, mas com a diferença de que no primeiro caso não há a solicitação para receber a comunicação.

E com os intuitos de evitar ser prejudicado pelo envio genérico das mensagens, arriscar a imagem da empresa ou entrar para a lista negra de alguns servidores de e-mail que rastreiam os IP que costumam enviar Spam, o aconselhável é investir em E-mail Marketing e enviar as mensagens somente após a permissão das pessoas.

Outro tipo envolve a tentativa de manipular os mecanismos de busca para indexar conteúdos e ter um melhor ranqueamento no Google, que é conhecido como spamdexing. E é igualmente desaconselhado, porque o Google atualiza seu algoritmo periodicamente para identificar práticas como essa e punir, consequentemente, os que tentam obter vantagens de modo mais fácil.

Além disso, existe o spam em blogs, em que são feitos comentários para acrescentar links sem relevância para a discussão com os objetivos de melhorar o ranqueamento e obter autoridade e tráfego de modo mais prático.

Porém, quando são inseridos de forma a agregar valor para os comentários, não há contraindicação, assim como também são indicados para auxiliar na geração de tráfego e leads, por exemplo.

Outras formas de Spam envolvem os SMS e aplicativos de mensagem, que enfrentam desafios porque, conforme as evoluções acontecem, as pessoas podem instalar ferramentas ou selecionar a opção de bloquear as contas, e restringir o recebimento de mensagens e contatos para conhecidos.

Assim como igualmente existem nas redes sociais, em que conteúdos indesejados aparecem de diferentes maneiras, tais como em grupos, comunidades, comentários, mensagens pessoais, propagandas e links maliciosos, e perfis falsos.

Estratégias Alternativas

Diante do que foi explicado, existem dicas e estratégias de Marketing Digital mais aconselhadas para evitar os possíveis prejuízos envolvendo para o negócio envolvendo o Spam, tais como:

  • Landing Pages, pop-ups e formulários para enviar conteúdos relevantes para quem de fato tem interesse em recebê-los, então não é indicado comprar listas de e-mails (mailings);
  • Verificar a lista de e-mails e manter somente aqueles que fazem sentido para as campanhas futuras da empresa ou que de fato querem receber as mensagens;
  • Permitir, de modo prático, que o cliente se descadastre da lista quando quiser;
  • Se atentar aos títulos utilizados para evitar os famosos “caça-cliques”, que têm como características as frases apelativas e que não necessariamente têm relação com o conteúdo;
  • Elaborar os e-mails de forma que não pareçam Spam, que costumam ser compostos por exclamações, cor vermelha e promessas milagrosas ou soluções rápidas e práticas para o problema, por exemplo;
  • Produzir os e-mails em formato HTML, ou seja, evitar elaborar a mensagem em uma imagem;
    Investir na produção de conteúdo interessante para conquistar o público de maneira orgânica e se atentar para não ser insistente nas redes sociais.

Mas isso não precisa ser uma preocupação em meio a correria do seu dia a dia. Afinal, temos uma equipe preparada que pode ajudar com essas questões e indicar as melhores estratégias de acordo com as suas necessidades.

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