WhatsApp Business – Como Funciona o WhatsApp para Negócios?
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
WhatsApp Business. O uso do WhatsApp, aplicativo de mensagens para celulares, atualmente, tem se popularizado no Brasil entre diferentes faixas etárias e não somente para uso pessoal, porque as empresas têm investido cada vez mais nele para diferentes finalidades, que variam conforme suas necessidades, como facilitar a comunicação com os clientes, por exemplo.
Isso é possível por causa do WhatsApp Business, representado pela letra ‘B’ no logo ou nomeado como ‘WA Business’, que é a versão utilizada para tal objetivo, principalmente pelas micro empresas e organizações de pequeno e médio porte. Então, continue acompanhando este artigo para saber como funciona o WhatsApp Business.
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Modo de Funcionamento do WhatsApp Business
Conforme explicado, o WhatsApp Business pode cumprir diferentes funções, tais como proporcionar uma comunicação facilitada com os clientes, expor os produtos ou serviços por meio da função de vitrine, aplicar rótulos para organizar contatos ou conversas, e programar mensagens automáticas.
Assim como a sua versão tradicional, também é oferecido gratuitamente tanto para o sistema Android quanto iOS ou navegador web, e com o acréscimo de não misturar as contas usadas em cada serviço.
E apesar de a lista de contatos mais recentes aparecer na primeira página e, para o cliente, aparentar que está conversando com outro usuário, existem diferenças, porque, como é voltado para os negócios, a ferramenta tem como principais objetivos otimizar o uso e facilitar a interação com o público-alvo.
Recursos do WhatsApp para Negócios
Uma das diferenças da ferramenta voltada para as organizações envolve as respostas automáticas, que são disparadas de forma que a mensagem é pré-configurada sempre que o público contata a empresa pela primeira vez.
Outros pontos favoráveis são a possibilidade de que alguns negócios podem ter um selo de verificação ao lado do nome da conta, com o intuito de indicar que é um perfil comercial, e possibilidade de personalizar o perfil ao inserir mais informações, como área de atuação, horário do expediente, endereço, site e breve biografia da empresa, por exemplo.
Além disso, também é possível customizar respostas rápidas para perguntas frequentes que costumam ser feitas pelos clientes, que podem ser providenciadas ao acessar as configurações da conta e usar o comando “/” para escolher qual das opções enviar nesses momentos.
Outro diferencial envolve a inserção de rótulos ou etiquetas para catalogar as conversas conforme preferir, então pode adotar algumas que são oferecidas pela própria ferramenta ou personalizar da forma que melhor atender às necessidades da empresa, como separar por tags, siglas ou palavras-chave.
E mais um benefício inclui, conforme mencionado, a disponibilização dos produtos ou serviços por meio do catálogo (vitrine virtual), em que o negócio consegue adicionar uma descrição, o preço e a quantidade disponível individualmente, que pode ser compartilhado por meio do botão de enviar arquivos, evitando que as pessoas acessem links externos.
Ainda é possível disponibilizar fotos e vídeos da loja física ou do menu, por exemplo, para que os clientes que não podem visitá-la por causa da distância ou falta de disponibilidade no horário se sintam mais próximos e conheçam um pouco mais da empresa.
Outro recurso do WhatsApp para negócios é o fornecimento de análises e estatísticas sobre alcance e engajamento com o público-alvo, como quantas mensagens foram enviadas pela conta e entregues e lidas pelas pessoas.
Algumas funcionalidades semelhantes ao aplicativo tradicional são a localização em tempo real, que pode ser adotada para o cliente acompanhar o pedido, e a realização de chamada de vídeo em grupo para auxiliar na comunicação interna, por exemplo.
Sem contar que a ferramenta também disponibiliza uma resposta de ausência automática, um link curto para que possa ser compartilhado com os contatos, facilitando a comunicação entre todos, e a possibilidade de enviar uma mesma mensagem para várias pessoas, ao mesmo tempo, por meio da lista de transmissão.
Porém, ao divulgar ofertas e promoções, ou anunciar produtos, por exemplo, é preciso usá-la com cautela, porque o WhatsApp Business consegue identificar spams que tendem a atrapalhar os usuários.
Conclusão
Diante do que foi exposto e independentemente das razões que motivem uma organização a adotar o uso do WhatsApp Business, existem diversas funcionalidades que podem facilitar o seu dia a dia, desde que entenda as suas necessidades e os seus objetivos.
Porém, é preciso se atentar ao número de celular cadastrado no WhatsApp Business, porque, se for o mesmo utilizado no aplicativo de mensagens para uso pessoal, as conversas são transferidas para o de uso empresarial e as pessoas são avisadas que houve uma troca de conta pessoal para comercial.
E se tiver apenas um aparelho móvel, pode ter os dois tipos de WhatsApp instalados gratuitamente, mas desde que utilize dois números de telefone diferentes – inclusive, além de as contas serem misturadas, não é possível tê-los sincronizados ao mesmo tempo com o mesmo número.
Além disso, por mais que haja a adoção de diversas funcionalidades apropriadas para as necessidades da empresa, é preciso se atentar a comunicação e fazê-la de forma mais humanizada e não apenas fazer com que o cliente se sinta conversando com um robô, embora o primeiro contato possa ser automatizado e temporário, ou mesmo robotizado até a conclusão do atendimento, que pode terminar na aquisição de um produto ou serviço, ou na(s) dúvida(s) respondida(s).
Sem contar que o aconselhável é não enviar mensagens sem autorização prévia, por uma questão de não importunar o cliente e porque tem uma Lei, LGPD, que determina regras sobre o tratamento dos dados pessoais. Então, caso tenha dúvidas sobre como abordar o cliente da melhor forma e no momento mais indicado para cada estratégia, conte conosco para que possamos ajudar com esses e outros assuntos.